domingo, 11 de setembro de 2011

11 DE SETEMBRO: OS MORTOS NORTE-AMERICANOS E OS OUTROS MORTOS


O 11 de setembro está chegando e a imprensa brasileira já começou a demonstrar como pretende cobrir o aniversário de 10 anos da demolição do WTC. Todos os portais de notícias trazem matérias sobre o ataque aos EUA, sobre a reconstrução de New York, sobre o sofrimento dos parentes das vítimas norte-americanas e coisas assim. Os exemplos são tantos que vou apenas citar dois:





Até o presente momento, nenhum portal de notícias fez a contagem dos corpos. Então eu resolvi pesquisar na Internet e fazer isto.


Quantos norte-americanos morreram no 11 de setembro?



Quantas pessoas morreram em consequencia das guerras norte-americanas no Iraque e no Afeganistão em razão do 11 de setembro?

A resposta não é tão fácil. Depende da fonte.

O Iraq Body Count Project (IBC) documentou um número menor de mortos, algo em torno de 73.264 a 79.869 mortes de civis não combatentes desde o princípio da guerra até 20 de Setembro de 2007 http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Iraque

No Afeganistão foram 8.813 mortos  http://www.unknownnews.org/casualties.html


O total civis mortos no Iraque e no Afeganistão até hoje é de 873.344 (conforme a metodologia do IBC o total cai para 82.077 mortos) contra 2.996 mortos norte-americanos. O que dá uma média de 291.50 (27,39 pela metodologia do IBC) iraquianos e afegãos mortos para cada norte-americano assassinado em 11 de setembro.


Nos territórios ocupados pela Alemanha, a Wehrmacht  tinha como prática executar 10 civis para cada soldado alemão morto. Os números aí estão para mostrar que, qualquer que seja a metodologia de contagem de corpos, os norte-americanos realmente conseguiram ser os primeiros. Já superaram com folga os nazistas. O número de iraquianos e afegãos civis mortos por causa das guerras norte-americanas já é consistentemente superior ao de pessoas que morreram no 11 de setembro. Quando é que a Wehrmacht dos EUA vai se dar por satisfeita e se retirar dos territórios ocupados? 





Nenhum comentário:

Postar um comentário