sexta-feira, 21 de junho de 2013

Copa do mundo de 2014: vilã ou vítima?



Eu vejo hoje no facebook uma verdadeira revolta contra a COPA do MUNDO e quase que uma campanha (completamente hipócrita e sem sentido, ao meu ver) para que ninguém assista aos jogos do Brasil. 

Hoje, durante Brasil x México, vi frases irônicas do tipo: "O gigante dormiu, hoje é dia de jogo, bebê!", "Pronto jogo acabado! O gigante pode acordar de novo, vamos voltar aos protestos", "Ontem estava protestando nas ruas mas hoje parou para assistir ao jogo". 

Oi ??? 
Quer dizer então que agora sair nas ruas e protestar por DIREITOS implica em não gostar mais de futebol? 
Sair nas ruas e protestar por DIREITOS significa que não podemos gostar de futebol, vôlei, basquete, tênis, natação... porque se gostar ou assistir aos jogos e competições, é "alienação"? 
Espera aí, né meu povo? 
Menos sensacionalismo, por favor! Aliás, me desculpe, menos babaquice e menos fantasia! 

Eu acho que as pessoas estão misturando tudo e esquecendo que o Brasil foi escolhido sede da Copa do Mundo em 2007, na época, ninguém reclamou disso (mesmo todo mundo já prevendo que iria ocorrer um enorme escoamento de dinheiro público na construção / reforma dos 12 estádios, como de fato ocorreu). 
Mas ninguém ousou reclamar, afinal, estávamos todos esperançosos que isso não acontecesse e felizes pelo Brasil finalmente ter sido escolhido país sede, depois de 64 ANOS sem sediar o evento. 

Ninguém achou ruim, pelo contrário, houve festa. Minha gente, ACORDEM!!!
O problema desse país não é a COPA do MUNDO, a COPA vem e vai embora, e talvez só volte daqui a meio século novamente (se voltar). 
A COPA é um evento esportivo, não foi ela a causadora dos nossos problemas sociais que existem a décadas, o problema não é o evento, nem muito menos os jogos da seleção (que, por sinal, não está decepcionando), o problema são as pessoas que governam o país que sempre direcionam os recursos públicos para os fins errados e da forma errada, a COPA foi apenas mais um MEIO pelo qual ESTAS PESSOAS que NÓS ELEGEMOS, (vale salientar) praticaram o que de melhor sabem fazer (CORRUPÇÃO). 

Os custos com a COPA do MUNDO no BRASIL já estão quase ultrapassando os das três últimas edições do evento SOMADAS! Japão e Coreia (2002 - US$ 16 bilhões), Alemanha (2006 - US$ 6 bilhões) e África do Sul (2010 - 8 bilhões). 

Agora me digam, no Japão e Coreia, em 2002, na Alemanha, em 2006, e na África do Sul, em 2010, houve superfaturamento de obras beirando os BILHÕES? 
Houve desvio de dinheiro público? 
Houver "maquiagem" nas estradas e aeroportos?
Houve descaso com Educação e Saúde (direitos básicos da população) para que a Copa pudesse ser realizada? 

É, temos que reconhecer que infelizmente estes países estão a anos luz à nossa frente. 
O que quero dizer é que o problema não é COPA, o problema é o B R A S I L ! ! !
Nós é que não temos competência e nem estamos preparados para sediar um evento como esse. 

Ou melhor, o problema (como sempre) é a nossa POLÍTICA suja, corrupta, fedida e nojenta e toda a articulação que foi feita para que a COPA pudesse ser apenas MAIS UM meio de ROUBAR a todos nós. 

Mas, como todos sabem, a COPA vai embora, ela só dura 1 mês, e depois vem Olimpíadas. E aí? 
Vamos protestar contra as OLIMPÍADAS em 2016 também? Vamos convidar o MUNDO a NÃO VIM para as OLIMPÍADAS no Brasil também?

NÃO APOIO a ideia de fazer campanha (como muitos estão fazendo) para que "o mundo não venha assistir a Copa aqui", (acho até que chega a ser extremamente grosseira e mal educada essa atitude). A COPA é o maior evento esportivo do MUNDO, e nós, sediadores de tal evento, simplesmente convidamos as pessoas de todo o mundo a NÃO assistirem? Então tá. PARA QUE SEDIAR então? 

NÃO APOIO a ideia de fazer campanha para que nenhum brasileiro assista aos jogos do Brasil (a não ser que não goste de futebol) e também NÃO APOIO a ideia de culpar a COPA do mundo por um problema que, na realidade, é NOSSO, e de mais ninguém! 

Apoio SIM os protestos contra o superfaturamento da COPA (ou contra qualquer outro dos nossos milhares de problemas) mas contra o SUPERFATURAMENTO, não contra ela (a COPA) em si. 

Estou apoiando todos os protestos das últimas semanas, inclusive amanhã pretendo participar de um deles, estou vibrando com o que está acontecendo no nosso país e tenho plena convicção de que estamos vivendo um momento histórico, entretanto, também pretendo assistir aos JOGOS da SELEÇÃO BRASILEIRA e torcer pela vitória da mesma, sim torcer, e o motivo pelo qual farei isso é porque gosto de esporte, e especialmente, gosto de futebol. Não sou fã da FIFA, nem da CBF, da Rede Globo, muito menos do "endeusamento" de Neymar... Mas, sou FÃ e ADMIRADORA do bom FUTEBOL, seja ele brasileiro, ou não.

Agora me tornei "ativista da corrupção brasileira" por causa disso?
Menos, bem menos... rs

Devemos é deixar de hipocrisia e buscar a solução do problema pela RAIZ dele, e não pela consequência. A COPA superfatura é consequência do nosso problema (a CORRUPÇÃO), porém, ela vai embora, já a CORRUPÇÃO, se não abrirmos os olhos e fazermos com que o que está acontecendo HOJE repercuta nas urnas, fica!

E fica mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário