segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A soberba


Eu simplesmente não entendo como existem pessoas que se autoclassificam como cristãs, (seguidoras de Cristo)  e acham que isso lhes dá total direito de se colocarem em um pedestal diante das outras. Como se, por por causa disso, elas tivessem algum grau de superioridade diante das pessoas que, por opção, ou desconhecimento, não fizeram a mesma escolha que ela. Eu acho esse tipo de situação, tão cotidiana quanto o ato de escovar os dentes, completamente PATÉTICA, e, pior, HIPÓCRITA! Ser um pecador (como qualquer outro) que busca obedecer os mandamentos bíblicos e praticá-los em sua vida, abdicando de todas as coisas que você sabe que não agradam à Deus não é nenhum ato de nobreza, e isso não te faz melhor do que ninguém!  
Deus não ama mais à você do que ao bêbado sentado no bar ou à prostituta que está na esquina por causa disso! Ele ama você, sim! Com a mesma intensidade e compaixão que ama aos outros dois! É completamente incompatível com a natureza de Jesus a atitude de desrespeito, desamor e arrogância que nós observamos em muitas "novas criaturas" por aí. E isso me lembra muito os fariseus, que se achavam exímios seguidores dos preceitos divinos, e no entanto eram PODRES por dentro, e foram condenados por Jesus justamente pelo fato de que seus maiores interesses eram justamente impressionar os outros (observem Mateus 23:5-12; Marcos 12:38-40; Lucas 16:15; 20:46-47), se esforçavam em parecer mais religiosos que os demais, orando e jejuando de modo visível, para que todos se admirassem com tanta fé e devoção, mas eram falsos, limpavam minuciosamente o exterior (a parte que todas as pessoas podiam ver), mas negligenciavam a justiça interior, eram preconceituosos, e seu o orgulho os impedia de viver verdadeiramente a natureza de Cristo, e isso causou a ira e indignação de Deus. Os fariseus seguiam minuciosamente as regras e preceitos que acreditavam ser corretos, mas NÃO AMAVAM, atitude que simplesmente ANULA todo e qualquer sacrifício que você possa fazer buscando agradar a Deus. A palavra é muito clara quando diz que, sem amor, de nada adianta.

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. (...) Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor." [1 Coríntios 13.]


E esse foi o maior pecado dos fariseus, por fora buscavam a perfeição, mas se deixavam dominar pela SOBERBA. E isso Jesus conseguiu enxergar em seus corações. Não é surpresa que hoje em dia seja muito fácil encontrar novos "fariseus" por aí. Mas Deus não muda, e ele se opõe aos fariseus de hoje da mesma maneira que se opunha aos antigos. Na verdade, o que eu quero dizer aqui, é que você não precisa sair por aí gritando aos quatro cantos do mundo quem você é hoje, apenas MOSTRE e deixe as pessoas perceberem a luz de Jesus resplandecendo em sua vida. Estou dizendo que você não deve falar da mudança que Deus realizou em sua vida? Jamais! Se eu estivesse fazendo isso estaria contrariando ao próprio Deus, o que quero dizer é que para tudo, e até mesmo para evangelizar e falar de Jesus, existe um jeito, uma maneira de se expressar, as melhores palavras para cada ocasião e hora, pois você pode correr o risco de parecer soberba, de parecer uma pessoa que se acha superior e melhor do que aquelas com as quais você está falando, e isso é muito sério. Ao agir dessa maneira, você simplesmente se iguala aos fariseus que Deus tanto DESPREZOU.
Ser cristão, meu amigo, ou amiga, não te dá direito algum de desrespeitar quem é diferente de você, nem de apontar o dedo, nem de rebaixar as pessoas a um "nível" inferior ao seu, simplesmente porque elas não são como você. Ser cristão não te dá direito algum de se exaltar diante das demais pessoas, aliás, Deus quando se fez carne e habitou entre nós, foi o maior exemplo que podemos ter de alguém que se humilhou, foi o maior exemplo que podemos ter de AMOR AO PRÓXIMO e de RESPEITO ÀS DIFERENÇAS! 
Fale sim de Jesus, mas fale com AMOR, e não como se ele fosse propriedade sua.
Fale sim de Jesus, mas fale deixando as suas palavras transbordarem em humildade e respeito para com aqueles que estão te ouvindo.
Fale sim de Jesus, e da mudança que ele realizou na sua vida, mas faça isso com compaixão, mostrando que você não foi um "escolhido" na multidão, (mesmo que tenha sido) mas que na verdade "escolheu" se voltar para Deus e o "deixar" realizar a vontade dele em sua vida! 
Deixar? Sim! Isso mesmo! Deixar! Afinal, mesmo Deus sendo Deus, ele não obriga ninguém a seguí-lo e a mudar sua vida por causa dele, isso as pessoas o fazem por AMOR. Existe uma coisa chamada "Livre Arbítrio" que nós não podemos esquecer. Não é pressionando as pessoas que você vai fazê-las sentir o mesmo amor que um dia você sentiu, não é dizendo o que elas tem que fazer, você tem que entender, meu caro amigo, que você não tem o poder de converter ninguém ao evangelho de Cristo, por mais hábil nas palavras que você seja, e por mais que sua vida seja um exemplo de perseverança na fé. Isso é obra do Espírito-Santo, e de mais ninguém! Sua função é apenas ser a LUZ do mundo, falar do amor de Deus e deixar o resto com ele... Porém, se você faz isso da maneira "errada", com atitudes e palavras repletas de magnificência, arrogância e orgulho, cuidado! Pois quem pode estar precisando ser evangelizado é você!



"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.
Guias cegos! que coais um mosquito, e engulis um camelo.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança.
Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia."  [Mateus 23.23:27]

-


Nenhum comentário:

Postar um comentário