sábado, 7 de maio de 2011

Respeito x Preconceito



As pessoas querem respeito, todo mundo quer respeito, se sentir compreendido, aceito! Nesse mundo cada vez mais egoísta, todo mundo quer respeito, mas ninguém quer respeitar! A melhor maneira de evitar isso é simplesmente entender que sempre vai ter alguém diferente ao seu lado, diferente em todas as formas possíveis, aliás, o fato é que não existe ninguém nesse mundo que vai concordar em tudo com você, com tudo que você pensa, acredita e sonha. Por mais parecidos que vocês possam ser, por mais afinidade que se tenha, as diferenças sempre vão existir, porque cada ser humano é único! 
Existe uma grande diferença entre achar errado, (por motivos infinitamente diferentes e diversos) e desrespeitar, entre discordar e discriminar, existe uma separação bem visível entre essas duas atitudes! E no meio dela é que se encontra o "Respeito". Eu tenho total direito de ter a minha opinião sobre todo e qualquer assunto, eu tenho total direito de achar errado determinada atitude e de discordar do que eu quiser, afinal, em que mundo nós vivemos? Se eu não tiver o direito de discordar daquilo que eu acho errado, eu vou ter o direito de que afinal? Porquanto, a livre manifestação de ideias é um direito de fato, conquistado por nós, e que tem nome jurídico, chama-se "liberdade de expressão". Todos nós sabemos que não vivemos mais na ditadura militar. Porém, esse mesmo direito meu, é um direito seu! E esse mesmo direito meu, não me dá liberdade alguma para te desrespeitar, para te excluir, para te humilhar, para te perseguir, te xingar, te bater ou até mesmo te matar! Exagerei nos exemplos? Quem me dera. O problema é que eles são reais e é triste ver nos jornais que pessoas que discordam ou não gostam de determinados posicionamentos chegam a esse ponto. Outro dia nós vemos noticiar em rede nacional que um grupo de jovens (entre eles um menor de idade) espancou e matou um travesti em Campina Grande, no interior da Paraíba, não foi o primeiro caso de crimes de causa homofóbica e infelizmente não será o último! Um absurdo, algo completamente sem explicação! 
Enquanto as pessoas não aprenderem a importância do respeito para se viver em paz, esse mundo vai continuar do jeito que está: cheio de ódio, maldade, desejos de vingança! Seria tão mais simples se fosse diferente, se cada um pudesse se colocar no lugar do outro e pensar: "Ele tem direito de fazer da vida dele o que ele quiser! Eu não concordo porque acho errado, eu não concordo porque não gosto, eu não concordo porque acredito que seja pecado e que Deus condena essa atitude, ou por qualquer outro motivo de qualquer outra natureza, porém, eu não vou interferir no direito dele!"
Seria realmente uma atitude bem mais racional, não é? Racional e bem utópica, pelo visto. Sonho meu... Infelizmente a maioria das pessoas não é assim, agem como animais irracionais, colocam suas ideias e opiniões acima de tudo e de todos e acham que atacando aqueles que são "minoria" (ou não) se tornarão alguma coisa, se tornarão "alguém", serão vistos e ouvidos. Grande engano, o máximo que você consegue é ser apenas mais um ser humano egoísta e ignorante no mundo! 
Essa semana tivemos mais um episódio que exemplica esse egoísmo e essa ignorância de muitas pessoas que se julgam "defensoras dos direitos", exímios justiceiros, pessoas incapazes de não compreender e aceitar a diferença no próximo. O fato foi que, diante da histórica (e justa) decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o reconhecimento da união estável entre homossexuais, nós vimos alguns favorecidos com essa decisão e outros que a apoiavam  dispararem uma série de ataques desrespeitosos e até incoerentes para com os cristãos protestantes (os chamados "evangélicos" ou "crentes"). E um dos alvos mais escolhidos foi um grande representante desse grupo, o Pastor Silas Malafaia. Na rede social twitter, por exemplo, hashtags ofensivas e de caráter pejorativo sobre o pastor (e sobre evangélicos) se multiplicavam durante todo o dia: xingamentos, desreispeito, baixaria, ódio e revolta! Não estou aqui defendendo o pastor, gosto dele, o considero um homem muito sábio, que sabe muito da palavra de Deus, apesar de não concordar com "a forma" como ele defende alguns posicionamentos e com algumas atitudes dele! Mas estou aqui para defender o direito dele de defender o que ele acredita, sem ser xingado, desrespeitado ou ofendido por isso. E de uma forma bem simples e resumida, o que ele acredita (e eu também, inclusive) é: 

"Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem difamadores, nem roubadores herdarão o reino de Deus." 
(1Coríntios 6.9)

"Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne." 
(Gênesis 2:24)

"Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; ABOMINAÇÃO é." 
(Levítico 18:22)

Essa são apenas três referências bíblicas sobre o homossexualismo.
Não é simplesmente uma questão de preconceito ou discriminação, um cristão, protestante ou não, ver a homossexualidade desta forma, e sim uma questão de fundamento religioso Bíblico, incontestável! Eu acredito no que está na Bíblia, sim! Mas isso não me torna, nem de longe, uma homofóbica, muito pelo contrário! Conheço vários homossexuais, e inclusive um deles é umas das pessoas que eu mais amo nesse mundo! E digo mais, apesar de não achar correta a postura deles, mais uma vez, nem de longe, eu me considero melhor ou uma pessoa mais "limpa" ou menos pecadora do que eles. Por quê? Simplesmente porque a própria Bíblia diz que eu não sou, e, como eu já disse, eu acredito nela!
Para quem acredita na Bíblia, para quem acredita em Deus, para quem acha que o que foi escrito nela, foi escrito por homens, sim, mas por homens que viram a Deus, que foram escolhidos por ele para fazer isso, por homens que estavam cheios do Espírito Santo e que hoje são considerados pelo mundo como "santos" porque operaram milagres através do nome de Jesus no tempo em que viveram, para quem acredita nisso, no que está escrito na Bíblia, o homossexualismo é um pecado abominável aos olhos de Deus, sim! (Porém, a própria Bíblia ressalva: "Abomine o pecado, mas AME o pecador!". Foi exatamente esse exemplo que Jesus deu.) E é ISSO que Silas Malafaia defende! Todavia, não foi ele que disse isso, não foi ele que "inventou" isso, não é só ele nesse mundo que acredita nisso (ao contrário, são milhares de pessoas), portanto, não é simplesmente algo que ele quer dizer para causar uma "polemicazinha" qualquer,  simplesmente está escrito a mais de 2 mil anos no livro mais vendido no mundo, no livro chamado de "sagrado" e "Palavra de Deus" e tido como base da maior religião do mundo, o Cristianismo! Então, meu caro, o Pastor Silas (assim como eu, você, e o vizinho da rua de trás) tem o direito de acreditar NO QUE ELE QUISER, e ele quis acreditar na Bíblia! E optou por manifestar a fé dele!
Qual o problema com isso?

Por que um homossexual pode se mobilizar junto com a sua classe para lutar pelos seus direitos civis assegurados pela Constituição, mas um pastor evangélico não pode defender sua fé, que está fundamentada em um livro milenar? (Porque se ele fizer isso será perseguido, xingado, e censurado pelos mesmo grupo que, ironicamente, vive lutando contra esse tipo de atitude em relação a eles mesmos. Que "igualdade" é essa?)

Como as pessoas podem exigir respeito se elas são incapazes de respeitar?

Desde quando censura à fé alheia e ofensas pessoais são justificáveis simplesmente porque você não acredita no que aquela pessoa acredita?

Desde quando a sua opinião sobre a existência ou não de Deus, ou sobre o que é ou não pecado tem prioridade simplesmente porque é a sua opinião?

Faz algum sentido você reclamar da discriminação sofrida por você na sociedade, por causa da sua opção sexual, quando você, da mesma forma, discrimina o próxima por causa da sua "opção religiosa"?

Qual a diferença entre você e aquele grupo de jovens que mataram um travesti em Campina Grande? Apenas uma: a de que eles foram mais longe e agiram, colocaram o seu ódio às diferenças acima de tudo e transformaram em prática: mataram! Mas no fundo no fundo, você, se age dessa forma descrita aí em cima, assim como eles, é uma pessoa egoísta e que não sabe o significado da palavra "RESPEITO". 
Querer combater um preconceito incitando outro é uma atitude ignorante, incoerente e hipócrita! 

"Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão" 
(Mateus. 7.5)
Então, apesar de clichê, vale à pena ressaltar o ditado, que tem origem na famosa "Oração de São Francisco": "É dando que se recebe!"
Se você quer respeito das pessoas, antes, ofereça isso a elas, aí você verá como o mundo se tornará um lugar melhor um pouco melhor para viver!

2 comentários:

  1. E mto faciu seer contra quando nao e no seu pe que o calo doi. O q vai muddar na vida do teu pastor se ele dexar de falar mau dos gay? Se a homofobia virar crime vai proteger e dar diireeito de se defende, eNOSSA VIDA nosso direito acobertado. A pessoa q tu ama e humilhada em publico e fica por isso mesmo. Do mesmo jeito dos negros tambem merecemos respeito por bem ou pela lei. E igreja nao tem nada haver com lei. Queremos direitos de se defender nao queremos amem de crente nenhum nao.

    ResponderExcluir
  2. Vou responder seu comentário com uma postagem nova, pois o que eu escrevi não coube aqui! ;)

    ResponderExcluir